Prefeitos da região lamentam morte do papa Francisco
Os gestores municipais destacaram a trajetória, o legado e deixaram mensagens de fé a respeito do falecimento
Publicado: 21/04/2025, 13:54

Prefeitos da região dos Campos Gerais usaram suas redes sociais para lamentar a morte do papa Francisco, anunciada na manhã desta segunda-feira (21), pelo Vaticano. Os gestores municipais destacaram a trajetória, o legado e deixaram mensagens de fé a respeito do falecimento.
CARAMBEÍ - A prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso (PL), ressaltou o legado de fé deixado por Francisco. "Recebo com profundo pesar a notícia do falecimento de Sua Santidade, o Papa. Líder espiritual de milhões de fiéis ao redor do mundo, deixa um legado marcado pela fé, humildade, diálogo e compromisso com os mais necessitados. Sua vida foi dedicada ao serviço, à paz e à promoção dos valores cristãos, inspirando não apenas os católicos, mas também pessoas de todas as crenças e culturas", comentou.
CASTRO - O prefeito de Castro, Reinaldo Cardoso (MDB), afirmou que Francisco foi uma inspiração na defesa daqueles que mais precisam. "Partiu hoje um líder que pra mim foi inspiração. Na humildade, na defesa daqueles que mais precisam, no amor que acolhe e nunca segrega. O papa Francisco trouxe humanidade para a religião e, ao pregar a caridade e a fraternidade, uniu na intenção da paz gente de todas as religiões. Exerceu sua liderança pelo exemplo e nunca pela imposição. Acolheu todas as pessoas e olhou de forma especial para aqueles que estavam à margem. Foi um exemplo claro de como o amor é capaz de transformar o mundo num lugar melhor.
IMBAÚ - A prefeita de Imbaú e presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), Dayane Sovinski (PSD), se solidarizou com o falecimento do papa. "Como cristã, venho me solidarizar, pois hoje o mundo perdeu um homem de fé, coragem e amor. O Papa Francisco partiu, mas deixa-nos um legado imenso de humildade, compaixão e liderança com propósito. A verdadeira força de um líder está no serviço aos outros.
IRATI - O prefeito de Irati, Emiliano Gomes (PSD), ressaltou que o legado de Francisco permanecerá nos corações da população mundial. "Com profundo pesar, recebemos a notícia do falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco. Líder espiritual de coragem, humildade e compaixão, ele dedicou sua vida ao serviço dos mais necessitados, ao diálogo entre os povos e à construção de um mundo mais justo e fraterno. Seu legado de amor, simplicidade e esperança permanecerá vivo nos corações de milhões. Que Deus o receba em Sua infinita misericórdia e que sua luz continue a nos guiar.
JAGUARIAÍVA - O prefeito de Jaguariaíva e presidente do Consórcio Intermunicipal Samu Campos Gerais (CimSamu), Juca Sloboda (PL), reforçou a tristeza com a notícia da morte do papa Francisco. "Hoje o dia amanheceu mais triste, O mundo chora a morte do papa Francisco, aos 88 anos. E independente de religiões, me solidarizo com todos, e deixo aqui meu respeito e meus sinceros sentimentos a todos aqueles que o respeitavam e admiravam", publicou.
PRUDENTÓPOLIS - O prefeito de Prudentópolis, Adelmo Klosowski (PSD), ressaltou a transformação da Igreja Católica promovida por Francisco. "Com tristeza, nos despedimos de um verdadeiro servo de Deus. Papa Francisco, que dedicou sua vida à fé e à transformação da Igreja Católica, faleceu aos 88 anos. Com palavras simples e gestos profundos, aproximou a Igreja das pessoas, tocando corações em todo o mundo, inclusive aqui em Prudentópolis. Seu legado de humildade, amor ao próximo e compaixão continuará inspirando gerações! Nos unimos em oração para agradecer sua missão e pedir que Deus o receba com toda a luz que ele espalhou na Terra.
SÃO JOÃO DO TRIUNFO - O prefeito de São João do Triunfo, Mario Cezar (PT), destacou que Francisco sempre esteve ao lado dos mais pobres. "Hoje o mundo se despede de um grande exemplo de fé, humildade e solidariedade. O Papa Francisco partiu, mas deixa um legado que continuará inspirando gerações. Primeiro Papa latino-americano, sempre esteve ao lado dos mais pobres, pregando a compaixão, o cuidado com o próximo e o respeito ao meio ambiente. Sua voz firme em defesa da paz, da justiça social e da fraternidade marcou profundamente a história da Igreja e da humanidade".
CAMPO LARGO - O prefeito de Campo Largo, Maurício Rivabem (PSD), destacou o trabalho de inclusão feito por Francisco. "Continue abençoando o mundo com seu legado de humildade, inclusão e olhar aos menos favorecidos".
DEMAIS LIDERANÇAS - Os prefeitos de Tibagi, Rildo Leonardi (MDB), de Telêmaco Borba, Rita Araújo (PSD), de Sengés, Gerson Nunes (PSD), de São Mateus do Sul, Fernanda Sardanha (PSD), de Rebouças, Laercio Cipriano (PP), e de Arapoti, Irani Barros (PSD), também usaram suas redes sociais para compartilhar notícias, fotos e vídeos de despedida ao papa Francisco.